top of page

      O Pólo de Telemedicina de Amazônia surgiu da necessidade de oferecer conteúdo educacional, aprimoramento técnico-profissional e assistência médica provida por segunda opinião aos médicos que atuam em toda a Amazônia.

        Partindo dessa necessidade, dois professores de Cirurgia da Universidade do Estado do Amazonas, Cleinaldo de Almeida Costa e Pedro Elias de Souza, iniciaram com os professores Doutores Gyorgy M. Bohn e Chao Lung Wen, da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e professor Edson de Oliveira Andrade, presidente do Conselho Federal de Medicina, a elaboração do “Projeto Pólo de Telemedicina da Amazônia”, que culminou com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre essas instituições assinado em 14 de dezembro de 2004.

Objetivos Gerais:

            Melhorar a qualidade do atendimento da atenção básica do SUS por meio da ampliação da capacitação das equipes de saúde da família através de tecnologia capaz de promover a teleducação, Telessaúde, e a Telemedicina, com resultados positivos na resolubilidade do nível primário e na saúde da população.

Hoje o Núcleo Amazonas está presente em 50 municípios, onde foram implantados o kit telessaúde, com: antena satelital v-sat, 01 computador completo, 01 impressora mult-funcional e uma máquina fotográfica digital.

 

 

TELESSAÚDE AMAZONAS

 

 

TELEDUCAÇÃO

As atividades educacionais por webconferência, integradas ao AVA Moodle constituem uma forma eficiente de educação permanente em serviço dos profissionais da rede de atenção básica/primária, a partir de temas de interesse dos profissionais de saúde.

Por meio das webconferências, professores e especialistas da área podem intercambiar conhecimentos e informações atualizadas com os profissionais da rede de atenção, mediante interação entre os participantes com a proposta de se evoluir para a criação de uma rede colaborativa de teleducação no estado do Amazonas, focada nas necessidades e na resolutividade da atenção à saúde.

 

TELECONSULTORIAS

As teleconsultorias são geradas por dúvidas dos médicos, dentistas e enfermeiros da rede de atenção à saúde dos municípios do estado do Amazonas, seja em relação ao diagnóstico e orientações sobre condutas clínicas, seja sobre processos e gestão dos serviços de saúde, bem como no apoio às ações de saúde em caso de endemias ou de estratégias em geral na atuação do profissional de saúde.

Dessa maneira, as segundas opiniões dadas por meio de teleconsultorias apoiam as ações dos profissionais de saúde no estado do Amazonas, ao mesmo tempo em que auxiliam na sua qualificação profissional.

 

SEGUNDA OPNIÃO FORMATIVA

É uma resposta sistematizada, constituida com base em revisão bibliográfica, nas melhores revisões científicas e clínicas e no papel do ordenador da atenção básica à saúde.

As perguntas são originadas  de teleconsultorias e selecionadas apartir de critérios de relevâncias e pertinências em relação às diretrizes do SUS.

 

TELEDIAGNÓSTICO

Usa tecnologias de informação e comunicação para realizar serviços de apoio de diagnóstico através de distâncias em tempo real.

A Telecardiologia consiste na realização de tele eletrocardiogramas e nas teleconsultorias com especialistas em Cardiologia do Hospital Universitário Francisca Mendes, representando importante papel no apoio à agilização dos diagnósticos e encaminhamentos na atenção a pacientes cardíacos no estado do Amazonas. No ano de 2013, foram realizados 45.327 exames de Telecardio.

NÚCLEO TÉCNICO CIENTÍFICO DA UEA 

POLO DE TELESSAÚDE / TELEMEDICINA DA AMAZÔNIA

Av. Carvalho Leal nº 1777, Cachoeirinha

Telefone: (92) 3611-4174

Manaus - AM - Brasil http://www.telessaudeam.org.br

Copyright © 2015 Telessaúde Brasil - Núcleo Amazonas

bottom of page